Voltar

Blog

A importância de um site inteligente

Blog

Postado em: Fábrica de Software
30/03/2016

Na Axys, quando estamos desenvolvendo um site queremos que ele esteja ao alcance do seu cliente em qualquer hora e lugar, e, por isso, nossos sites têm design responsivo, com o conteúdo apresentado de acordo com a tela de leitura do dispositivo (desktop, tablet, celular), são integrados com buscadores, como o Google e redes sociais, sendo possível explorar os recursos de SEO que o sistema possui, têm layout moderno e dinâmico e ainda são totalmente gerenciáveis pelo administrador.

Outros pontos que enfatizamos são a questão da informação, do conteúdo apresentado e da comunicação com os usuários. Um artigo da iMasters faz o seguinte questionamento: se as equipes UX , que trabalham com experiência dos usuários,  têm a compreensão do que é a informação e o significado de sua arquitetura dentro de um projeto para o usuário.

Afinal, a informação não é objetiva e representa tudo o que o usuário irá interpretar a partir do arranjo ou sequência de “coisas” que encontra. É ele que apropria o significado informativo apresentado. Isso nos remete a um outro ponto bastante importante que tem ficado esquecido: informações não são dados ou conteúdo. Os dados são fatos, observações e perguntas sobre algo.

Ou seja, a informação é transmutada pelo usuário de acordo com o que ele interpreta e entende dos dados e conteúdos fornecidos a ele.

E para a arquitetura de informação, cujo sentido acontece através da interpretação que as pessoas dão a um conjunto de dados e contextos, isto se torna desafiador.

E digo mais, só a arquitetura de informação vai além da manipulação dos conteúdos e ultrapassa corajosamente as bordas da realidade atual, perguntando, pesquisando e inspirando mudanças na forma como as pessoas abordam e interagem com a informação web.

Em tempos de excesso de contextos, conteúdos e dados, se torna fundamental que a informação seja organizada de forma que as pessoas entendam do modo mais objetivo e simples possível. Para que isso aconteça, independente do que você for dentro de um projeto digital, antes de tudo, faça com que seu projeto tenha arquitetura de informação.

Entre em contato com a Axys e descubra como tornar o site da sua empresa inteligente.