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A importância da indústria estar no universo digital

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Postado em: Geral
07/10/2015

Fonte: Portal Proxxima

A indústria normalmente é mais conservadora do que o varejo quando falamos em estratégia comercial e modelos de negócios. Mas, quais são os caminhos que as indústrias podem trilhar para entrar no mundo digital, fazer negócios, aumentar suas receitas e reduzirem seus custos? Veja três caminhos que devem ser olhados por todos os tipos de indústrias, sob o risco de, caso não o fizerem, sejam extintas como os dinossauros.

  1. Site institucional e catálogo de produtos
    Mostrar quem é a empresa e que produtos ou serviços que vende, é essencial para que possa ser encontrada. Se o cliente nem souber que a empresa existe, como vai comprar dela? E com clientes cada vez mais digitais, aquele anúncio na lista telefônica cada vez terá menos retorno.
     
  2. E-commerce B2C
    Normalmente, a indústria não vende direto ao cliente final. A venda no modelo de varejo traz uma série de novos desafios com os quais a indústria não costuma ter que lidar como logística fragmentada e logística reversa, lei do consumidor, Procon, meios de pagamento, fraude etc.

    Sair abrindo lojas na maioria das indústrias não é uma solução viável, mas no mundo digital as barreiras são muito menores, o que leva várias empresas a começar testar esses modelos. Já temos vários casos de sucesso como Sony e Brastemp que têm operações de venda online para o cliente final com volumes significativos de vendas.
     
  3. E-commerce B2B
    Se a indústria entender que sua vocação é realmente a venda para outras indústrias e varejistas, aqui sim entra um conceito novo também, o e-commerce B2B. Operações de venda entre empresas que ocorram no mundo digital precisam de um suporte tecnológico mais complexo do que nos modelos de venda para o cliente final. A venda entre empresas (B2B) tem muito mais complexidade do que a venda varejo (B2C), pois precisa tratar questões como diferenciação de preços, impostos, múltiplos CDs, negociações específicas, orçamentos, vendedores e representantes comerciais, limites de crédito, condições de faturamento etc.

As vantagens em levar o modelo comercial da empresa para o mundo digital através de uma plataforma de e-commerce B2B são claras. Vão da possibilidade de atender geograficamente todo o Brasil, atendimento 24×7, permitir ao cliente trabalhar no modo self-service (onde ele mesmo faz o que precisa), acesso a informações e vendas em qualquer lugar e a qualquer hora, eficiência na comunicação e marketing, melhor relacionamento com o cliente, melhor oferta de catálogo, aumento de ticket médio de compra e recorrência de pedidos, atendimento on-line e por aí vai a lista dos benefícios.