Voltar

Blog

A importância do gerenciamento do conhecimento

Blog

Postado em: Intranet
04/09/2015

Quando o conhecimento fica reservado a um seleto grupo de funcionários ou departamentos, podemos considerar que ele tem pouco valor. Afinal, o patrimônio intelectual, ou capital de uma empresa define sua capacidade de continuidade, ou seja, sua capacidade de prosperar a partir de conhecimento adquirido, acumulado e bem documentado. Organizações estão cientes da necessidade de preservar, incentivar e gerir o conhecimento, mas não conhecem ferramentas eficazes para tal finalidade.

A expressiva quantidade de dados e informações processadas hoje em dia, têm causado problemas a diversas empresas. Mas, como fazer para recuperar estas informações?  Como armazená-las? Como utiliza-las para a tomada de decisões? Como utilizá-las para obter vantagens competitivas?

O blog Valit lista uma série de práticas da gestão de conhecimento em nível de processos e tecnologias que podem auxiliar nesse cenário. Afinal, a TI desempenha um papel importante, fornecendo suporte à gestão do conhecimento através de ferramentas e meios que aceleram a transferência de conhecimento entre as diversas áreas de uma organização.

  • Identificar e criar conteúdo reutilizável
  • Utilizar abordagens de resolução de problemas passo a passo
  • Criar padrões na elaboração de processos
  • Agilizar a obtenção do conhecimento através de mecanismos de recuperação e pesquisa
  • Automatizar o ciclo de vida do conhecimento

Como exemplo de ferramenta que pode ser utilizada para implementar projetos de gestão do conteúdo temos a Axys.share, uma ferramenta de intranet, com mais de 30 recursos disponíveis. O objetivo principal da ferramenta é o aumento da produtividade através da otimização dos processos de gestão e da padronização da comunicação entre os colaboradores da empresa, centralizando informações comuns e necessárias a todos em um só lugar, melhorando a comunicação, otimizando o tempo dos profissionais e desenvolvendo uma identidade institucional forte.

Uma correta associação da TI com a gestão do conhecimento, proporciona um decréscimo do custo de aprendizado para novos talentos, diminui a necessidade de retrabalho, aumenta a confiança na tomada de decisões e melhora a satisfação do cliente através da resolução mais rápida de seus problemas.

Agende uma visita!

Para maiores informações sobre os produtos Axys ligue (54) 3039.5100 ou envie email para axys@axysweb.com.br