Fonte: Portal Proxxima
Tecnologias que facilitam a comercialização de conteúdo continuarão a ser as tecnologias de marketing mais importantes para anunciantes B2B dos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa do Spear Marketing Group de setembro 2015. Mas será que outras tecnologias de marketing bem avaliadas atualmente permanecerão relevantes no futuro próximo ou novas categorias vão crescer em importância?
Enquanto o marketing de conteúdo ainda está projetado pelos pesquisados no estudo para ser a tecnologia de marketing mais importante nos próximos 12 a 18 meses, o SEO, atualmente a segunda tecnologia mais importante para anunciantes B2B dos Estados Unidos, enfrentará um declínio de 41%, o que o tornará a quarta em importância. O CRM também vai cair significativamente, de 68% atualmente para uma resposta projetada de 29%. As informações são do portal Proxxima.
Na verdade, a maioria das tecnologias de marketing enfrentou um declínio projetado em importância. Entre as cinco tecnologias que deverão crescer em importância ao longo do próximo ano e meio, as de análise preditiva experimentaram o maior salto, mais do que dobrando de 16% para 37%. Big Data, analytics, geração de leads, marketing de atribuição, programmatic e personalização ganharam relevância para os profissionais ouvidos.
O resultado é que várias novas tecnologias que chegam para substituir as que antes reinaram absolutas, como é o caso do SEO, vão competir em grau de igualdade pela preferência das empresas B2B, sendo que todas elas parecem agora fazer parte de um mesmo ecossistema integrado em que performance é o grande elo de ligação.
No que tange ao ROI, as duas tecnologias que assumem a ponta são respectivamente automação de marketing e geração de conteúdo.