Para ter sucesso em um mundo digital, as empresas devem sair da inércia, ter líderes visionários e preparar o seu legado para a nova era. As três recomendações são do Gartner e fazem parte da Agenda do CIO 2015 traçada com base em estudo com 2,8 mil CIOs de 80 países, incluindo o Brasil. As informações são do portal Idgnow.
Mas, o que fazer para mudar o comportamento de liderança nesse novo mundo? Dave Aron e Graham Waller, autores da pesquisa, destacam três imperativos. Confira:
- Mudar prioridade de “legado” para “digital”
Sair da inércia e da complexidade negativa e focar no futuro a partir de uma perspectiva digital e trabalhando regressivamente. Isso inclui mudar do relato retrógrado para a analítica preditiva, combinada com a experimentação dirigida por dados.
- Mudar as medidas de “visíveis” para “valiosas”
O sucesso do negócio digital requer a construção de plataformas que possam não gerar RSI (Retorno Sobre Investimento) imediato, mas lidar com mudanças rápidas e incertezas, além de gerenciar valores dinamicamente.
Os CIOs também devem categorizar investimentos como “receosos”, para manter o negócio funcionando; “baseados em fatos”, para permanecer dentro do modelo de negócio da empresa; e “baseados em fé”, com o gerenciamento capaz de lidar com eles. O valor é criado aumentando a receita por dólar do custo de TI, que é igual à produtividade de TI.
- Mudar de “controle” para “liderança visionária”
A liderança digital é quase sempre uma questão de visão e inspiração. Treinamento e inspiração são tarefas centrais para CIOs determinados a se tornar líderes digitais.
Esses executivos sabem disso: 75% planejam mudar seu estilo de liderança nos próximos três anos, ampliando sua visão (47%) enquanto reduzem o comando e o controle (65%).
O levantamento será apresentado durante o Gartner Symposium/ITxpo 2015, o maior e mais importante evento mundial do Gartner para CIOs e executivos de tecnologia e que terá sua edição brasileira de 19 a 22 de outubro, no Sheraton São Paulo WTC Hotel.