Fonte: Proxxima
Estudos mostram que 80% dos consumidores consideram as opiniões online na hora da compra e não confiam em propagandas tradicionais; 43% das pessoas não compram produtos se não encontrarem informações online; e grande parte da população assiste à TV enquanto está conectada numa rede social. De acordo com o eMarketer, a previsão é que 41,1 milhões de brasileiros façam pelo menos uma compra online em 2016, um crescimento de 10,1% em relação ao último ano.
Achou interessante? Confira algumas dicas que o site Proxxima que podem mudar o seu olhar sobre a tecnologia e inspirá-lo a inovar:
1.Diagnóstico: analise seu negócio e seus concorrentes dentro do ecossistema digital. Compare sua maturidade e veja o que está sendo feito. Entenda suas presenças digitais (website, app mobile, enfim, o seu universo online). É importante ter a visão de como estão todos os seus touchpoints. Se o website é só informacional, de relacionamento ou transacional. O importante é identificar os seus canais digitais e entendê-los, para saber qual é a demanda e como o seu negócio pode se beneficiar. Apare as arestas e foque no que é extremamente importante ao consumidor desse universo;
2.Engajamento: entenda "qual é" e "quem dentro da sua empresa" é capaz de captar essa revolução digital. Avalie todas as opções: desde o CEO, CMO ou qualquer outro executivo específico que possa capitanear isso como uma estratégia de negociação. O digital tem que ser absorvido por toda a empresa. Você pode ser inovador na hora de vender, criar ou oferecer o seu produto. Mas, é preciso que a liderança da empresa tenha esse olhar para a tecnologia e dê um norte para engajar todos os colaboradores, ajudando na missão de digitalizar o negócio;
3.Estratégias: estabeleça estratégias a seguir. Avalie as percepções das pessoas, o que falam sobre a marca. Use essas informações para a gestão da presença digital da sua empresa e elabore estratégias para melhorá-la. O profissional de marketing não cria necessidades, elas já existem. Basta criar o desejo e o modo de trazê-lo para o seu universo digital. Hoje, uma marca não é reconhecida pelo o que ela diz, mas pelo o que ela oferece. Quanto mais relevância a marca tiver, uma melhor experiência ela precisa entregar;
4.Analytics: trabalhe o business intelligence, analytics, sustentando e retroalimentando a sua estratégia. Combine tudo isso às táticas online em tempo real. Você terá um resultado muito maior ao mensurar o que está dando certo, impactando o consumidor na hora ideal e com a mensagem correta;
5.Expertise: opte por uma empresa especializada em digital, capaz de realizar uma análise profunda, aplicar estratégias e integrar todos os seus sistemas. Tudo, alinhado com o seu time interno. O papel dos especialistas é justamente fazer "o cavalo de pau do transatlântico", isto é, aplicar a tecnologia a favor da melhor estratégia e fidelização do cliente.
O fato é que se o negócio ficar atrelado apenas as velhas formas ou pensamentos, sem explorar a tecnologia por meio de estratégias de Design Thinking, Analytics e Digital Marketing, poderá sofrer graves consequências. Se a sua empresa não inovar, alguma outra irá e poderá dar uma rasteira, mudando o curso do mercado. O grande ponto dessa mudança é a tecnologia.
Fique atento, porque a hora de investir em digital é agora e a Axys é a sua melhor parceira para desenvolver e aprimorar o seu projeto.