Um sistema focado para a área gerencial que engloba os indicadores que merecem o seu acompanhamento: comercial, financeiro, suprimentos, produção ou recursos humanos, auxiliando na tomada de decisões. Assim, pode ser definido o Axys.Indicadores, uma ferramenta que analisa e melhora o desempenho dos processos da sua empresa.
Se você ainda tem dúvidas, elencamos os cinco principais indicadores econômicos para gestão empresarial, que também são os mais simples de serem implementados. Lembre-se, ao analisar a avaliação destes indicadores, certamente sua empresa estará tomando decisões gerenciais de forma muito mais adequada e segura, mantendo a boa saúde econômica e financeira do seu negócio. Para isso, utilizamos a regra de Pareto. Confira:
Ticket Médio
- O que é: como o próprio nome induz, é o valor médio de cada venda.
- Como calcular: seu calculo é muito simples. Basta pegar o volume total de faturamento e dividir pelo volume de vendas fechadas:
Ticket Médio = Faturamento / Número de Vendas |
- Porque é importante: o ticket médio ajuda a entender melhor seu negócio e descobrir se sua empresa está vendendo itens de maior ou menor valor e descobrir, por exemplo, se deve focar sua estratégia mais na quantidade (caso o carro chefe seja itens de baixo valor) ou na qualidade (se os produtos que mais saem forem de preços mais altos).
Margem de Contribuição
- O que é: ela representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro.
- Como calcular: para encontrar a Margem de Contribuição, basta fazer a seguinte conta:
Margem de Contribuição = Faturamento - (Custos Variáveis + Despesas Variáveis) |
- Porque é importante: conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão. Se a MC não for boa o suficiente, a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.
Ponto de Equilíbrio
- O que é: também chamado de Ponto Crítico de Vendas ou Break-Even-Point, o Ponto de Equilíbrio é o montante mínimo necessário de vendas ou serviços prestados para cobrir todos os custos e despesas da empresa e não ter prejuízo. Portanto, ponto de equilíbrio é quando as vendas igualam-se aos custos e despesas totais, não gerando nem lucro e nem prejuízo.
- Como calcular: para calculá-lo, basta somar as despesas fixas mais as despesas financeiras e dividir pela porcentagem da margem de contribuição.
Ponto de Equilíbrio = Custos e Despesas Fixas / Índice de Margem de Contribuição |
- Porque é importante: o cálculo do Ponto de Equilíbrio auxilia a empresa a saber exatamente qual o mínimo que precisará vender para não dar prejuízo e não há como definir metas de vendas relevantes sem conhecê-lo. Seu cálculo é extremamente importante antes de se iniciar uma empresa, para saber o mínimo que a empresa precisará faturar para ser viável. Mas também é fundamental em uma empresa já existente, para que defina as metas mínimas de vendas para que a empresa possa gerar lucro e crescer.
Lucratividade (%)
- O que é: este indicador demonstra o poder de ganho da empresa comparando o seu lucro líquido com relação ao seu faturamento total (que pode ser o total de vendas, de serviços ou ambos), ou seja, qual o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que ela desenvolve.
- Como calcular: a forma para calcular a lucratividade é:
Lucratividade = (Lucro Líquido / Faturamento) * 100 |
- Porque é importante: a lucratividade nos responde se o negócio está justificando ou não a operação, isto é, se as vendas são suficientes para pagar os custos e despesas e ainda gerar lucro. Além disto, como a lucratividade é dada em percentual, torna-se bastante útil para a comparação de empresas, mesmo de tamanhos ou setores distintos, sendo muito usado por investidores e bancos para análise de financiamentos.