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O que vem depois de otimizar seu site

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Postado em: Fábrica de Software
22/02/2016

Fonte: iMasters

Os primeiros 3-6 meses de qualquer esforço de SEO são quase sempre dedicados exclusivamente à correção de erros, à melhora de questões existentes, ao aprimoramento e ajuste do subótimo e, geralmente, ao fechamento da lacuna entre o que existe hoje e as melhores práticas atuais.

A parte linda do SEO é que, uma vez concluídos, esses esforços podem ter benefícios contínuos e combinados por meses ou anos. As novas páginas acessíveis e otimizadas começam a ganhar rankings e tráfego, que geram mais links, mais personalização-polarização, mais exposição, mais compartilhamentos e mais negócios. Se você possui boas equipes de conteúdo e desenvolvimento, que riscam continuamente os itens da lista de todo (e não criam vários outros), vagarosamente a lista de ações mais simples e executáveis diminui. Eu gosto de chamar isso de “o platô d0 SEO”.

As partes existentes do site foram otimizadas. Os processos para a criação de conteúdo são agora eficientes e atendem ao padrões de SEO. Aquela imensa lista de tarefas de SEO é agora um grupo estável e gerenciável de itens regularmente endereçados. Não me interpretem mal – é um lugar incrível de estar. Tem um monte de empresa que nunca alcançou isso.

Mas esse atraso também cria seus próprios problemas, ou seja a frustrante pergunta: “O que você vai fazer agora?”.

Infelizmente, responder com “Você está brincando comigo?! SEO aumentou seu tráfego em 10x, simplificou o processo de conversão, e traz mais da metade de todos os novos clientes!” não é o suficiente. É por isso que temos que olhar para as 5 oportunidades que quase todas as organizações têm para melhorar, saindo do platô de SEO e caminhando para um alto crescimento. Nem todas vão fazer sentido para cada site, mas cada uma merece análise e investigação.

Eu estou supondo, para este artigo, que você seja um SEO moderadamente avançado e já tenha otimizado peças como SEO on-page, feito seus snippets com títulos matadores e metadescrições, consertado cada problema técnico que poderia ter te atrasado e passado por algumas rodadas de pesquisa de palavra-chave e ampliação e criação de conteúdo . Esse processo é tratado a seguir.

As 5 oportunidades de crescimento em SEO:

  • Novas palavras-chave e conteúdo
  • Novas verticais & características SERP
  • Dominação adicional SERP
  • Elevando o funil do comprador
  • Possibilidade de internacionalização/multilinguagem
  • Se você está atingindo esse platô e acredita que tráfego via busca orgânica diminuiu ou parou, explore as ideias abaixo e tome uma decisão inteligente sobre o que merece sua atenção para o próximo ano. Às vezes, essa opção pode não ser óbvia, caso em que você deve experimentar, repetir, medir e então determinar como priorizar.

Novas palavras-chave e conteúdo

Esta opção aparece com mais frequência quando o crescimento do tráfego de pesquisa começa a parar, mas os rankings continuam altos. As organizações com foco no crescimento não estão satisfeitas com os rankings dominantes para palavras-chave que já possuem, então elas buscam uma lista cada vez maior de termos e frases que poderiam tornar o tráfego valioso.

O fato é que, muitas das vezes, isso faz sentido. É um movimento óbvio, mas este é um desses momentos aparentemente evasivos, quando o que é óbvio e o que é certo nem sempre que se alinham.

  1. Compreender o seu público e as palavras-chave que irão impulsionar realmente o valor
    Infelizmente, às vezes ficamos tão concentrados em rankings e tráfego que nos esquecemos que eles, por si só, não servem de nada. Se a sua nova descoberta de SEO aumenta muito o número de novos visitantes com pouco impacto mensurável nas conversões de curto ou de longo prazo (até mesmo para as próximas etapas do funil, como visitas de retorno, inscrições por e-mail ou uma visita às páginas de produto), você pode estar insistindo na coisa errada. Tudo bem tratar um tráfego como puramente “foco na marca”, e alguns conteúdos como “provável-a-ganhar links mas improvável converter visitantes”. No entanto, se a proporção é desmedida, é seu trabalho agir no controle para que tudo volte ao eixo.
     
  2. Conhecer a capacidade de classificação do seu domínio
    Em nicho depois de nicho, há poucos sites poderosos que podem exibir conteúdo medíocre e mesmo assim ter um bom ranking. Em essência, eles já treinaram o Google (e pesquisadores) para preferir o seu conteúdo nesses temas. Mas esse poder toma uma quantidade incrível de tempo e energia. Graças à nossa recente aquisição da SERPscape, eu posso realmente quantificar isso:

    Bem, ok, tecnicamente isso tudo é trabalho do Russ Jones (obrigado, amigo!), mas os números deixam claro. A maioria esmagadora dos sites só tem um bom ranking para um punhado de palavras-chave, e são só poucos aqueles vencem e ganham rankings consistentemente elevados por meio de um grande conjunto de SERPs valiosos comercialmente.

    Se você tem esse objetivo (e, em longo prazo, qualquer um que procura dominar um mercado considerável deveria ter), vai precisar exercer essa mistura saudável de metas loucas, maleáveis e confortáveis para atingir seus alvos. Autoridade de domínio é uma métrica que pode ajudar, mas dada a complexidade da autoridade tópica no Google esses dias, há também um sexto sentido que o profissional de SEO desenvolve que deveria ser levado em consideração também.
     
  3. Atingir o ponto ideal para amplificação e links
    Nós aprendemos recentemente que a mídia social quase nunca funciona como a única fonte de links que ajudam a ganhar rankings. Mas também sabemos que sem links é muito improvável classificar o conteúdo. Assim, o conteúdo que produzimos precisa visar o tipo de amplificação que pode direcionar tráfego direto e valor, bem como os tipos que podem ganhar links e ranking. Isso é um desafio para quase todos os criadores de conteúdo, especialmente aqueles que também tentam fazer com que o conteúdo se ajuste a um objetivo promocional ou de geração de receita (uma realização muito rara e impressionante, de fato).

    Na minha experiência, o conteúdo que tem a melhor chance de acertar nisso vai estar na interseção de três coisas: conteúdo sobre o qual você (o criador do conteúdo) tem grande paixão, conteúdo onde você pode adicionar valor único que não existia anteriormente (ou não estava facilmente disponível) na web, e o conteúdo que ressoa com o seu público e cria um desejo emocional para compartilhar e ampliar.

    Acerte de forma consistente e você estará de volta ao comando do seu caminho para o crescimento SEO.

    Faça a pesquisa da sua palavra-chave e do mercado primeiro! Não suponha (viu?!) que uma prática, produto, serviço ou nicho será igualmente grande no mercado, simplesmente porque tem a economia semelhante, população ou o mesmo idioma.